• camila0849

6 Passos Para Conseguir Financiar seu Apartamento

Atualizado: há 5 dias

Hoje vamos falar do sonho da maioria dos trabalhadores brasileiros: o sonho da casa própria.


Já imaginou se livrar do aluguel e conseguir finalmente comprar um apartamento para chamar de seu?


Esse sonho parece distante para você?


Então, continue lendo que hoje vamos dar dicas de como fazer esse sonho se transformar em realidade.


  • Faça o planejamento das suas receitas e despesas;

  • Pague suas contas em dia;

  • Abra uma conta no Banco em que pretende financiar o imóvel;

  • Se possível, transfira seu salário para o banco escolhido e centralize parte de suas operações financeiras nele;

  • Fique de olho no seu Score e tente não atrasar nenhuma dívida. Caso atrase, tente negociar o mais rápido possível.

  • Consulte seu CPF na Receita Federal.



Planejamento


Para fazer o seu planejamento, você irá precisar anotar todas as suas despesas fixas (despesas com aluguel, celular, escola, transporte), ou seja, aquelas despesas que você tem todo mês. Sempre anote essas despesas.


O segundo passa é anotar as suas despesas variáveis, como gastos com lazer, roupas, presentes, lanches, enfim, todas as despesas.


O objetivo disso é saber o que você faz com o seu dinheiro. Ao fazer isso, você vai descobrir com o que você mais gasta e vai conseguir fazer um bom planejamento.


Você pode fazer uma planilha ou baixar um aplicativo para ir controlando o seu dinheiro. Ao final de cada mês, você faz uma análise do que gastou e pode tentar cortar os gastos menos importantes.



Pagar Contas em Dia


Pagar as contas em dia é super importante para você ter acesso à crédito com menores taxas de juros nos bancos. Lembre-se de que para conseguir financiar o seu imóvel no banco, você deve ser um bom pagador, isto é, pagar suas contas até a data do vencimento.


Esse é um fator essencial para quem pensa em financiar o seu próprio imóvel.



Abrir uma Conta no Banco em que irá fazer o Financiamento


Para que você tenha acesso ao melhor crédito imobiliário, com taxas menores e prazos a perder de vista, você precisa ter uma conta no banco que irá financiar seu imóvel. No caso dos apartamentos do minha casa, minha vida, você precisa ter conta na Caixa. Então, não perca tempo e abra hoje mesmo uma conta corrente na Caixa.



Transferir seu Salário para a Conta do Banco do Financiamento


Hoje em dia, você pode fazer a portabilidade do seu salário para qualquer banco. Isso irá ajudar a criar relacionamento com o banco de sua preferência e irá ajudar a conseguir crédito com mais facilidade e com taxas melhores.



Monitorar o seu Score


Score é uma pontuação de crédito que é usada para medir o comportamento financeiro dos consumidores.


E como funciona?


Através da sua pontuação, os bancos podem saber se você paga suas dívidas, se tem o hábito de atrasar contas, pedir empréstimos, parcelar a fatura do cartão de crédito, ou seja, o score é uma pontuação que mostra todos os seus hábitos financeiros e de crédito.


Por isso, os bancos recorrem a ela na hora de escolher para quem irão financiar o imóvel. Portanto, muito cuidado para os seus gastos não comprometerem a sua renda.



Consultar o seu CPF


Uma das coisas mais importantes para quem quer conseguir financiar um apartamento é estar com o CPF em situação regular. Por isso, é essencial que você fique de olho nele.


No site da Receita Federal https://receita.economia.gov.br/ ou no site da Serasa Experian https://www.serasa.com.br/, você pode consultar gratuitamente a situação do seu CPF. Assim, você pode saber com antecedência como está o seu CPF e o que fazer para regularizar a situação.


Além disso, no site da Serasa Experian você ainda pode consultar gratuitamente se o seu CPF está negativado. Basta efetuar o cadastro para você não ter surpresas ruins na hora de solicitar o financiamento do seu imóvel.


Com esse check list em mãos, será muito mais fácil ter o seu financiamento aprovado pelo Banco.


Um abraço e até mais :)


Conheça nossos empreendimentos e veja como podemos ajudar você.